NeuroPsicologia

O que é a Neuropsicologia?


​ A neuropsicologia é uma ciência recente, que se desenvolveu pelo encontro da neurologia com a psicologia e como objetivo utiliza-se do tratamento das relações entre as atividades cerebrais, a cognição e o comportamento, em condições normais ou patológicas.


​Dentre os profissionais interessados pela neuropsicologia, podemos encontrar educadores e profissionais da área da saúde, que consideram os fatores biológicos e ambientais fundamentais para o desenvolvimento humano. Por isso enfatizam a importância de manifestar uma visão biopsicossocial do indivíduo. Para compreender estas relações, o neuropsicólogo utiliza-se de seus conhecimentos teóricos e da Avaliação Neuropsicológica.


O interessante da avaliação neuropsicológica é que oferece a oportunidade de traçar um perfil cognitivo do avaliando, verificando também as potencialidades do indivíduo, objetivando o rastreamento do perfil cognitivo!


Avaliação Neuropsicológica em Adultos e Idosos


A avaliação neuropsicológica geralmente é indicada quando há uma suspeita de alterações neurológicas e comportamentais. A aplicação da neuropsicologia é realizada por meio de entrevistas técnicas com o paciente e/ou familiares, exames quantitativos e qualitativos das funções que compõem a cognição, abarcando uma série de processos cognitivos como atenção, memória, linguagem e raciocínio, entre outras funções neurológicas e comportamentais do indivíduo.


O público alvo:


Indivíduos com idade maior de 18 anos;


As razões dos encaminhamentos podem ser: por médicos (neurologista, psiquiatra, geriatra, etc.); outros profissionais da área da saúde: (terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros); paciente/familiar podem solicitar) ou pacientes acometidos com distúrbios cerebrais, pessoas com fator de risco conhecido para distúrbio cerebral ou observação de mudança comportamental sem causa identificável. Além de pessoas que almejam realizar um rastreio de perfil de de inteligência, realizando um acompanhamento da evolução ou deficiência do funcionamento neuropsicológico.


Sessões: A avaliação do Adulto/Idoso é composta de 02 sessões, contemplando 4 horas, sendo realizada 01 sessão de anamnese e mais 03 sessões para a aplicação dos testes.



Avaliação Neuropsicológica Infantil e Adolescentes


A avaliação neuropsicológica infantil e de adolescentes tem como objetivo obter resultados quantitativos e qualitativos para auxiliar em determinados diagnósticos e realizar um diagnóstico diferencial entre transtornos que tenham expressões semelhantes de sintomas. Além disto, por meio da avaliação é possível fazer uma identificação precoce e viabilizar planejamentos para possíveis intervenções.


O rastreio neuropsicológico é realizado através de entrevista com os pais, com a finalidade de conhecer melhor o histórico de vida e o contexto do paciente, sessões de avaliação com a criança e o adolescente (testes e atividades); contato com a equipe multiprofissional, contato com a escola/professores, análise dos resultados e elaboração do laudo neuropsicológico, além da devolutiva com os pais.



Público alvo:


Indivíduos com idades até os 18anos.


Sessões: A avaliação neuropsicológica infantil e de adolescentes divide-se em torno de oito sessões, sendo 01 sessão de anamnese e mais 06 para a aplicação dos testes e 01 de devolutiva com os pais, contemplando a duração de 01hora, sendo a anamnese com os pais com a permanência de até duas horas.


Proibido qualquer tipo de reprodução deste material - Todos os direitos são reservados
copyright 2012 - Katie Borteze

Rua Cubatão, n⁰ 86, cj. 1110, Ed. Escritórios Paulista.
Paraíso - São Paulo - SP - CEP 04013-000
Telefone/Fax: (11) 2538-5709   (11) 3251-2900
Av. Dom Pedro II, n⁰ 620, cj. 141,
Ed. Manhathan Office.
Jardim - Santo André - SP - CEP 09080-000
Telefone/Fax: (11) 2534-4320   (11) 2534-4417