Você conhece a Psicoterapia Psicodramática?
A psicoterapia psicodramática poderá ser realizada individualmente ou em grupo.
A psicoterapia individual contempla o psicoterapeuta e apenas um paciente. Na psicoterapia grupal, poderá ser realizada com o psicoterapeuta e duas ou mais pessoas, podendo ser apenas um casal, ou mãe e filho – pai e filho, o grupo familiar (pai, mãe, filhos) e pessoas que também não se conhecem entre si, porém buscam a psicoterapia grupal.
Em todas as consultas psicodramáticas ocorre à inclusão das técnicas do psicodrama, sendo elas as mais diversas as mais utilizadas vocês poderão encontrá-las no meu livro intitulado: "A Inclusão do Psicodrama no Processo de Triagem na SOPSP".
Nas sessões da psicoterapia o paciente é acolhido e aquecido, o psicoterapeuta auxilia no preparo da pessoa para a ação psicodramática. As demandas,conflitos, medos, fobias e dores virão à tona e desta forma são superadas as suas questões. Assim a sua vida mais fluída para alcançar novos desafios de forma saudável.
Ao final das consultas o paciente compartilha como está e o que foi transformado em sua vida após o psicodrama surgir em sua vivência.
Psicoterapia de Casal
Na psicoterapia de casal o psicoterapeuta recebe e ouve a demanda, os receios, divergências e mágoas do casal.
Em um período de 50 minutos por consulta, são esclarecidas e trazidas à tona todas as questões pertinentes ao que não está fluindo no namoro, noivado ou casamento.
Geralmente, a técnica mais utilizada na psicoterapia do casal é a do espelho. O casal retira-se da cena conflitante, surgida na relação: como se fossem telespectadores e assistem ao próprio casal, verificando o que está aproximando e afastando ambos na relação.
Ao final da consulta o casal é instigado a compartilhar, de forma verbal, o que cada um está sentindo em relação a si mesmo e ao outro, como participantes da relação, responsabilizam-se pelas consequências das ações, tornando assim a relação saudável e benéfica.
Como funciona a Psicoterapia de Família?
Na psicoterapia de família com técnicas de psicodrama, o profissional inicialmente escuta e mapeia as questões conflituosas que permeiam o âmbito de convivência.
As consultas ocorrem uma vez por semana e possuem a duração de uma hora e vinte minutos.
A metodologia pode envolver todos que estejam inseridos na questão geradora do conflito, podendo esses ser apenas os pais, pais e filhos, pai e filho, mãe e filho ou irmãos.
Nas consultas, além da averiguação das relações entre os familiares, são considerados os seus comportamentos perante as discussões e o desempenho de seus papeis nas relações.
A aplicação das técnicas do Psicodrama tem por finalidade despertar cada paciente para a percepção do outro em relação a ele, fazendo-o refletir sobre suas responsabilidades diante de seus atos.
Na grande maioria das consultas, ocorre o aquecimento. O psicoterapeuta instiga os participantes a discorrer a respeito de suas demandas. Posteriormente, acontece a ação dramática, trazendo o drama/conflito à tona, e, ao final, o compartilhamento de suas impressões sobre os resultados da sessão realizada.
Nas sessões todos são ouvidos e movidos a expressar como se sentem.
O que é a Psicoterapia?
A psicoterapia é caracterizada por um conjunto de técnicas e intervenções psicológicas que visa a qualidade de vida da pessoa e possibilita o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis. Além de propiciar a reflexão, engloba a administração de situações conflitivas de uma forma tranquilizadora.
Quem precisa de Psicoterapia?
A pessoa que se encontra em um momento difícil de vida ou que precisa tomar uma decisão na qual necessita de uma mediação quanto as escolhas a tomar e também quem busca o aprimoramento e o auto-conhecimento com o objetivo de crescimento pessoal, profissional e de vida.
Quando buscar a Psicoterapia?
O momento de buscar a psicoterapia é quando a pessoa se depara com suas vivências e relacionamentos e não se sente feliz em relação a própria vida.
Na maioria das pessoas o corpo e a mente apresentam sintomas em relação ao momento conflitivo de vida, seguem alguns abaixo:
- Agressividade;
- Choro frequente;
- Comportamentos auto-destrutivos;
- Comportamentos compulsivos/repetitivos;
- Conflitos familiares, conjugais e profissionais;
- Dificuldades com a auto-estima;
- Dores físicas diagnosticadas psicossomáticas.
- Insegurança material;
- Isolamento social;
- Insegurança;
- Insônia;
- Momentos depressivos;
- Perda do desejo sexual;
- Preocupação excessiva com o outro;
- Situações de perdas;
- Sentimentos recorrentes de medo;
- Sentimentos de Culpa;
- Timidez.
Quais são os casos mais frequentes em seu consultório?
Os casos que surgem com maior frequência são: Problemas de Relacionamento; Fobias; Bullying; Ansiedade; Timidez; Baixa Auto-Estima; Agressividade; Estresse Pós-Traumático; Transtorno Bipolar; Síndrome do Pânico; Transtorno Obsessivo Compulsivo; Co-Dependência.
Quanto tempo dura o Tratamento Psicológico?
O tratamento psicológico dura de acordo com a necessidade da pessoa. Geralmente as sessões ocorrem uma vez por semana, em alguns casos até duas vezes por semana. É inviável calcular quantas sessões serão necessárias para cada pessoa, dependerá do que a pessoa precisa e busca no momento de sua vida.
O que esperar da Psicoterapia?
O que se pode esperar da psicoterapia é uma nova forma de responder às situações conflituosas. O auto-conhecimento e o reconhecimento de uma vida melhor.
A Psicoterapia Psicodramática é um processo focado na melhoria da saúde mental e no aumento das potencialidades da pessoa.
A maioria dos conflitos, sintomas e doenças contemporâneos podem ser evidenciadas e tratadas pela Psicoterapia Psicodramática, possibilitando o bem-estar e o surgimento de novas possibilidades de vida.
Clique aqui, entre em contato e agende uma consulta!
Proibido qualquer tipo de reprodução deste material - Todos os direitos são reservados
copyright 2012 - Katie Borteze